mensagem ao leitor

Obrigado por sua visita

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Boa Vista do Gurupi celebra entrega do 1º prédio escolar próprio de Ensino Médio

“A partir de hoje, não iremos mais passar por constrangimentos de estudar em um prédio que não é nosso, de ser olhado de forma diferente […]. Eu imaginava muita coisa, mas nunca pensei que a escola fosse ficar tão maravilhosa como está. Temos salas climatizadas, biblioteca, cadeiras novas, quadro bom para a gente estar aproveitando, banheiros. Estamos felizes e gratos”. O depoimento de João Evangelista, da 3ª série, reflete o sentimento de toda a comunidade escolar do Centro de Ensino, Professor Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis, diante da entrega do prédio construído do zero pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação, e entregue no último sábado (11). Alegria e emoção tomaram conta da comunidade escolar do C.E. Prof. Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis

“Quando entregamos uma escola, abrimos uma avenida de oportunidades. Aqui nós estamos realizando sonhos de grande importância. A escola é que define caminhos, a escola que determina esperança. Nós estamos vendo uma obra concreta, que divide a história de Boa Vista do Gurupi em duas: antes e depois. Porque, quando há uma escola, nós temos direitos, não só para os atuais estudantes e professores, mas a escola estará aqui para sempre”, destacou o governador Flávio Dino.

“Essa obra era um sonho dessa comunidade. E nada nos emociona mais do que, com o nosso trabalho, ajudar a concretizar sonhos na educação, do que ver o brilho e a felicidade nos olhos de cada representante de uma comunidade escolar. Quando o governador Flavio assumiu o governo, encontrou 30 municípios maranhenses sem prédio próprios. Desses, oito estavam na Unidade Regional de Educação de Zé Doca. Nós estamos concluindo todas, falta entregar apenas Maracaçumé e Amapá do Maranhão. Nós saímos daqui com o sentimento de dever cumprido”, disse o secretário Felipe Camarão.

Um clima de festa, alegria e emoção tomou conta da comunidade escolar, que se reuniu para receber o 1º prédio próprio da escola de Ensino Médio Professor Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis, do município de Boa Vista do Gurupi, criada em 2002, com o nome de João Teixeira Sousa – Anexo 4.

“Desde a criação, foram vários governos que passaram e diziam: ‘se eu chegar lá vou construir a escola de vocês’. Então, todo ano de eleição era uma esperança nova. Passava eleição, terminava o mandato e nada. E agora, finalmente, a gente conseguiu realizar esse sonho, e estamos aqui hoje, sabendo que esse prédio é nosso. Finalmente, os alunos da rede estadual de Boa Vista do Gurupi vão ter um prédio para estudar e dizer: nós temos uma escola do estado. Governador Flávio Dino, secretário Felipe Camarão, muito obrigada e parabéns por terem esse olhar carinhoso para a educação ”, falou cheia de emoção a professora Helena Cavalcante, gestora geral da escola.

A construção da escola de seis salas de aula, biblioteca, sala de professores, cozinha ampla, banheiros espaçosos e com acessibilidade, climatização e mobília, entre outros espaços, recebeu investimentos na ordem de R$ 1,7 mi, e beneficiará mais de 530 estudantes matriculados, com uma estrutura digna, moderna e acolhedora.

“Eu vim conhecer a escola, porque eu ainda não tinha vindo. É uma imensa alegria ver um prédio desse aqui, que a gente sonhou muito para os nossos filhos. É um sonho! Para quem considera a importância da educação, a felicidade é grande. Eu fiquei surpreendido. Não pensava que tivesse desse jeito”, falou Luís Paulo Ferraz, que tem filhos matriculados na escola.

“Ter uma biblioteca dentro da escola é abrir a mente e os horizontes dos estudantes para que eles reflitam, tenham cada vez mais ideias. Porque a leitura é tudo. Faz você conhecer outros mundos. Vamos usar muito esse espaço nas aulas de Literatura. A gente só tem a agradecer por essa maravilha”, disse o professor Rubem Xerfan, de Língua Portuguesa e Literatura.

“É a escola dos nossos sonhos, a Escola Digna. Durante toda a minha vida estudantil no Ensino Médio, eu passei por prédios emprestados pelo município. E hoje eu terei a felicidade de lecionar numa escola em que os meus alunos terão o orgulho e a felicidade de abrirem a boca e dizer: ‘essa é nossa escola, uma escola estruturada, propícia à educação. Nós, como ex-alunos e hoje professores, nos sentimos lisonjeados com essa oportunidade”, destacou Vanessa Sampaio, ex-aluna e, atualmente, professora de Geografia da escola.

Homenagem ao professor Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis

Até o início do ano passado, o nome da escola era João Teixeira Sousa – Anexo 4, pois era o 4º anexo do CE João Teixeira Sousa, escola sede localizada em Junco do Maranhão. Com a construção do prédio próprio e elevação do anexo para escola mãe, era preciso dar outro nome à escola. A comunidade escolar, por unanimidade, decidiu homenagear o professor Antônio Laércio Alves Fernandes dos Reis, falecido em maio do ano passado, aos 77 anos, vítima da Covid-19.

“Essa homenagem foi uma forma de demonstrarmos o quanto sentimos a falta dele, o quanto ele foi importante para a educação nesse município”, reforçou Helena Cavalcante.

A família do homenageado participou da solenidade de inauguração e agradeceu a homenagem. “Gratidão e orgulho em ver o nome do meu pai em uma escola da rede estadual. Ele foi um exímio professor para esse município. Muito obrigada”, afirmou Jéssica Fernandes dos Reis, filha do professor Laércio.

“Foi um educador que contribuiu muito para a educação desse município, para o desenvolvimento dos jovens. Meu pai era dedicado ao que fazia”, reforçou Saulo Fernandes dos Reis, também filho do homenageado.

Fonte: Seduc
Texto: Regina Sousa
Fotos: Cinaldo Oliveira
13/09/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário passará por uma análise da redação brevemente será publicado