mensagem ao leitor

Obrigado por sua visita

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Alunos da rede pública são beneficiados com instrumentos musicais doados pelo Governo do Estado

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Edna Freitas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna
Gestores escolares Edna e Romero recebendo os instrumentos
Foto: Romero Sousa
Um total de 136 kits contendo instrumentos musicais e outros equipamentos foram doados pelo Governo do Estado a escolas e municípios maranhenses. As doações vêm reforçar política da gestão estadual em reforço à educação aliada ao esporte, lazer e arte. A medida faz parte das ações Escola Musical e Maranhão Musical, coordenadas respectivamente pelas secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Cultura (Secma). O governador Flávio Dino fez a entrega dos instrumentos nesta quinta-feira (5), às 9h30, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, Calhau.
O governador Flávio Dino lembrou o investimento constante da gestão em iniciativas na área da cultura. “Consideramos que a cultura é parte da identidade do povo brasileiro, é um direito garantido na Constituição e enxergamos essa transversalidade dos investimentos nesta área, por impactar em outras áreas importantes. Essa entrega de milhares de instrumentos vem somar com as prefeituras e as escolas nesse valioso trabalho de valorização da cultura”, disse. Ao todo são 3.988 itens, entre instrumentos e acessórios.
A doação do Governo do Estado objetiva democratizar o acesso ao ensino de música gratuita em todo o estado, incentivando a realização de cursos regulares de iniciação e formação musical, com aulas práticas e teóricas sobre diversos instrumentos. Os alunos poderão utilizar os instrumentos na formação de bandas marciais e fanfarras, além de bandas de música popular, erudita, para o estudo de música, entre outras possibilidades.
O titular da Seduc, Felipe Camarão, destacou ser esta “uma ação importante para fomentar a cultura e a música, nessa ação conjunta da Educação e da Cultura. São quase 80 escolas e 20 municípios contemplados em uma iniciativa que é realizada desde 2015, com o intuito de promover o desenvolvimento social dos estudantes, fomentar a arte e lazer e, principalmente, o aprendizado dos nossos alunos”.
Governo entrega instrumentos musicais para rede pública de ensino (Foto: Karlos Geromy)
Governo entrega instrumentos musicais para rede pública de ensino (Foto: Karlos Geromy)
“O Maranhão é conhecido mundialmente pela sua música e seus ritmos. Entregar estes kits aos nossos alunos e bandas municipais é importante para fomentar e estimular a formação de músicos, além de valorizar ainda mais a nossa música”, destacou o titular da Secma, Anderson Lindoso.
Fruto do projeto Escola Musical, ligado à Seduc, serão distribuídos 116 kits de instrumentos musicais, compostos cada um por 14 instrumentos musicais e 14 estantes para partituras. Pelo Maranhão Musical, ligado à Secma, soma 20 kits com 17 instrumentos e mais 20 estantes para partitura. A contrapartida das prefeituras é a destinação do espaço de funcionamento da escola, a contratação de professores e a criação de leis municipais para a criação das escolas de música municipais.
Em Zé Doca as escolas da rede estadual de ensino, CE Bandeirante e CEIN Nelson Serejo de Carvalho-CEMA foram as beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário passará por uma análise da redação brevemente será publicado