mensagem ao leitor

Obrigado por sua visita

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Gestores e técnicos participam de encontro estadual do Censo Escolar

IMG-20160713-WA0048

O secretário de Educação, Felipe Camarão, foi representado, na abertura do encontro, pela secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula
Avaliar a execução do processo censitário realizado no Maranhão em 2015, capacitar os gestores escolares e técnicos responsáveis pela coleta de dados e apresentar as alterações propostas no Sistema Educacenso 2016. Estes são alguns dos objetivos do ‘Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica 2016’, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Planejamento e Orçamento e Superintendência de Estatística, o encontro foi aberto nesta quarta-feira (13) e vai até sexta-feira (15), no auditório do Iema São Luís. Em três dias, técnicos e secretários municipais de educação e técnicos e gestores das 19 Unidades Regionais da Educação (URE’s), além de gestores da rede particular participam de palestras e treinamento para atuarem na coleta de dados do Censo Escolar 2016.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, foi representado, na abertura do encontro, pela secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais de Educação, Rosyjane Paula. Ela destacou o papel dos gestores regionais e técnicos na realização de um Censo Escolar que retrate a realidade da educação no estado.
“É a partir do censo que as políticas educacionais, de fato, poderão ser pensadas e implantadas. Por isso, os técnicos têm um papel fundamental e precisam estar preparados para fazer uma coleta de dados que retrate, de forma fidedigna, a realidade educacional do Brasil, e mais especificamente, do Maranhão. Só assim, poderemos contar com recursos e projetos para desenvolver a educação de qualidade que desejamos para as crianças, adolescentes e jovens do nosso estado”, destacou.
No primeiro dia, a formação foi direcionada a secretários municipais de educação, técnicos e gestores das URE’s de Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, Timon e Zé Doca. Nesta quinta-feira (14), será destinado a representantes das demais regionais de Educação.
Nesta quarta-feira foram realizadas palestras sobre: ‘A qualidade do Censo Escolar e Taxas de Rendimento’, com o supervisor de Planejamento Educacional, Roosevelt Vieira de Oliveira; e ‘Sistema Educacenso 2016: orientações para a coleta de dados e cadastro de escola’, com Alessandra Cidreira, Léia Leitão e Rúbia Serejo, técnicas da Coordenação do Censo Escolar do Maranhão.
Técnicos dos municípios durante o encontro do Censo Escolar
Técnicos dos municípios durante o encontro do Censo Escolar
O Superintendente de Estatísticas Educacionais da Seduc, Mário Alberto Xavier Gomes, ressaltou a importância da capacitação dos técnicos para o Censo. “Os técnicos capacitados serão multiplicadores destas informações nas suas cidades e nas suas Unidades Regionais, para que o censo a ser realizado possa traduzir, de fato, as necessidades da educação no Maranhão, e para que, a partir destes dados possamos ofertar um ensino de qualidade”.
Censo Escolar
O Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. É, também, uma ferramenta indispensável para que a sociedade conheça a situação educacional do país, dos estados, dos municípios e das escolas e possa acompanhar a execução e efetividade das políticas públicas.
As informações do Censo Escolar são utilizadas para traçar um panorama nacional da Educação Básica e servem de referência para formulação de políticas públicas e execução de programas na área de educação. Além disso, os dados coletados sobre o rendimento e movimento escolar dos alunos do ensino fundamental e médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve como referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), do Ministério da Educação.
Fonte: Seduc
Texto: Regina Souza
Fotos/Lauro Vasconcelos
http://www.educacao.ma.gov.br/
TwitterGoogleCompartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário passará por uma análise da redação brevemente será publicado