mensagem ao leitor

Obrigado por sua visita

terça-feira, 19 de abril de 2016

Estão Abertas as inscrições para Formação de professores na Plataforma Freire

A Rede Universidade do Professor é um programa que tem por objetivo sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da Educação Básica. Neste primeiro momento, a oferta destinar-se-á à formação inicial dos professores efetivos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que ainda não possuem formação nas disciplinas que lecionam. Para tanto, esses professores poderão realizar sua inscrição nos cursos de licenciatura nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia, Letras-Português, Ciências, História e Geografia, observando que a inscrição deverá ser em curso de: a) 1ª Licenciatura, para professores sem nível superior; b) 2ª Licenciatura, para professores licenciados, mas que atuam fora de sua área de formação; e c) Formação Pedagógica para professores graduados não licenciados. Os cursos são gratuitos e serão ofertados pelas instituições públicas ou comunitárias de Ensino Superior.

As vagas da Universidade do Professor serão disponibilizadas já a partir do 2º semestre de 2016, com a oferta de 105 mil vagas em cursos de 1ª licenciatura, na modalidade a distância, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); e, na modalidade presencial regular, em vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior.

Em 2017, além das vagas citadas, a oferta será complementada com vagas em cursos de 1ª Licenciatura, 2ª Licenciatura e Complementação Pedagógica do PARFOR presencial (cujo calendário acadêmico será pactuado com as redes de ensino), e do Sistema UAB.

A partir de 5 de abril, o professor efetivo da rede pública da Educação Básica poderá realizar sua pré-inscrição na Plataforma Freire, no curso adequado à sua formação, optando pela modalidade que deseja cursar. Sua pré-inscrição é importante para o planejamento da oferta de cursos e vagas.

Primeira etapa: semestre/2016
§Vagas presenciais
§Universidades Federais: 20 mil vagas remanescentes
§ Institutos Federais: 4 mil vagas remanescentes
§Vagas a distância
§Universidade Aberta do Brasil - UAB: 81 mil vagas
Segunda etapa: 1º semestre/2017
§Parfor Presencial
§Os cursos terão calendário de atividades diferenciados, pactuados com as redes de ensino.
§Edital 2º semestre/2016, início das aulas 1º semestre/2017
§Pactuação de vagas com as IES privadas

§Caso haja necessidade de complementação de vagas
       Pré-inscrição (professores):
      05/04 a 05/05
       Validação das inscrições (SEDUCs)
       06/05 a 06/06
       Resultado
       até 30/06
       Início dos cursos
       a partir do 2º semestre de 2016
 








Fonte:http://freire.capes.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário passará por uma análise da redação brevemente será publicado