mensagem ao leitor

Obrigado por sua visita

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Prorrogadas até o dia 15 as inscrições para oficinas de comunicação, arte e cultura

Prorrogadas até o dia 15 de março as inscrições para as oficinas de Comunicação e Informação, Arte e Cultura nas situadas nos municípios-sede das Unidades Regionais (Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Códo, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente-Dutra, Rosário, Santa-Inês, São João dos Patos, Timon, Viana e Zé Doca). Na regional de São Luís, o prazo para as inscrições encerra na próxima quinta-feira (3). 

Podem se inscrever professores e estudantes do Sistema Estadual de Ensino. O pré-requisito para se inscrever nos cursos de formação é ter alguma experiência nas áreas das oficinas e a disposição de atuar nas escolas para que as mesmas sejam posteriormente desenvolvidas  para a equipe escolar e comunidade.
O protagonismo juvenil vem sendo apontado como elemento enriquecedor das práticas pedagógicas no ensino, pois o jovem tem um conjunto de saberes que são, indiscutivelmente, “ponto de partida” para as riquezas cultural e tecnológica importantes na construção das identidades no conjunto da formação integral.
Dentre as metodologias pedagógicas existentes que podem dar voz aos estudantes como corresponsáveis por sua própria aprendizagem, será instituída, no sistema estadual, uma estrutura curricular mais flexível e enriquecida com oficinas pedagógicas de caráter teórico-prático que utilizam diversos saberes, pesquisa investigativa, registro, síntese, constituindo-se como elementos estruturantes para o fomento das práticas de leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento, na perspectiva da formação de identidades e soluções científicas voltadas para a prática social dos estudantes.
Essas oficinas são elementos disparadores do protagonismo de estudantes e professores/as na concretude de um currículo vivo, abrindo espaço para o desenvolvimento de competências e habilidades a partir da vivência e produção interdisciplinar, devendo articular e problematizar os conteúdos tratados em sala de aula.
As oficinas que propomos compõem dois eixos: um voltado para o uso de tecnologias, fortemente presente na vida dos estudantes, e o outro para a ampliação do universo cultural. (Vide detalhamento no texto “Rede de Conhecimento” publicado dia 27/01/2016)
Com esta ação, atenderemos, também, a educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, como forma de consolidação e valorização da diversidade, do direito à igualdade de oportunidades e condições para o exercício da cidadania.
A inscrição é o primeiro passo.
Venha ser protagonista da história da educação maranhense!
www.seduc.ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário passará por uma análise da redação brevemente será publicado