mensagem ao leitor

Obrigado por sua visita

sábado, 12 de setembro de 2015

Aula inaugural em Zé Doca do Projovem Campo – Saberes da Terra

Com o objetivo de proporcionar qualificação social e profissional aos agricultores,contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, fortalecer o desenvolvimento de propostas e metodologias adequadas à Educação de Jovens e Adultos do Campo, foi dado inicio na quarta-feira (2), o PROGRAMA PROJOVEM CAMPO – SABERES DA TERRA. E para dá inicio ao cronograma de atividades dessa ação, foi realizada a aula inaugural na UEB Eugênio Pereira, na comunidade do mesmo nome, em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, com a presença da secretária de Educação, Áurea Prazeres; os adjuntos Ilma de Jesus (Ensino) e Odair José (Projetos Especiais), e o superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, Claudiney Rodrigues. Estiveram, também, o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro Oliveira e a secretária de Educação de Paço do Lumiar, Maria da Graça Privado. Na mesma data também ocorreu no município de São José de Ribamar.
A secretária Áurea Prazeres destacou a importância de fortalecer a educação do campo. Elevar a escolaridade de jovens e adultos agricultores na faixa etária de 18 a 29 anos , tendo em vista a conclusão do Ensino Fundamental;
Para este ano de 2015, a primeira oferta é para 16 turmas em 14 municípios, alcançando 350 estudantes. As cidades contempladas são: Alto Alegre do Maranhão, Cajari, São José de Ribamar, Amapá do Maranhão, Graça Aranha, Timbiras, Carutapera, Maracaçumé, Vitorino Freire, Coelho Neto, Paço do Lumiar, Zé Doca, Chapadinha e Paraibano. A segunda oferta do ano será para 16 municípios, em 18 turmas, para os municípios de menores IDH, alcançando 491 estudantes.
Na Regional de Zé Doca, a aula inaugural ocorreu no último dia 10 com a presença do gestor Regional de Educação José Borges Bezerra, técnicos da URE,  autoridades do município, professores, alunos, e comunidade local, além do técnico da Supervisão de Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação, o professor Jocenilson Costa, que acompanhou e coordenou o momento inicial no povoado Quadro Núcleo A 1, localidade contemplada com a turma, também aconteceu a inauguração no município de Amapá do Maranhão no povoado Vila Soares com a presença da técnica Izabele.
Além da dinâmica de funcionamento do Projovem Campo Saberes da Terra, o professor Costa, falou da importância em ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional. Enfatizando que esta é uma ação corroborativa entre os entes federados Governo Federal, Estados e Municípiosrespeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo, finalizou.
O programa terá uma duração de 20 meses, obedecendo a Pedagogia da Alternância e contemplará inicialmente em torno de 25 alunos, onde os mesmos terão aulas de disciplinas da área comum, como português e matemática, bem como, aulas de disciplinas diversificadas, como Ciências Agrárias.
(Release do professor Jocenilson Costa, Supervisor de Educação do Campo da Secretaria de Estado da Educação )
Aula inaugural no povoado Quadro 





                                              fotos de Amapá do Maranhão








fotos cedidas pelo watsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seu comentário passará por uma análise da redação brevemente será publicado